Conceito de Estoques

“São materiais e suprimentos que uma empresa ou instituição mantém, seja para vender ou para fornecer insumos ou suprimentos para o processo de produção”.“Quaisquer quantidades de bens físicos mantidos de forma improdutiva, por algum intervalo de tempo.”Outras definições:

Estoque físico – é o estoque existente fisicamente na empresa, utilizado para a venda ou para a industrialização.

Estoque contábil – é o estoque utilizado para contabilidade, como referência,para o fechamento do balanço. Este estoque pode apresentar resultados diferentes ao estoque físico, devido a erros de movimentação de estoque.O estoque pode existir em determinados lugares, e esses lugares possuem uma definição específica.

Armazém – lugar usado para receber e conservar mercadorias, provisões,geralmente usadas para armazenar produtos de secos e molhados.

Almoxarifado – depósito de materiais e objetos necessários a todos os demais setores de um estabelecimento. Normalmente este setor armazena pequenas quantidades de produtos e esses produtos são de grande rotatividade.

Depósito – lugar que é utilizado para armazenar mercadorias/produtos de grande quantidade de produtos acabados ou matérias-primas.

Sobre Carlos Alberto Alves

Administrador no Estado do Rio de Janeiro.
Esse post foi publicado em Estoques, Logística. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário